Escrituração de Livro Caixa de Profissionais
Como enviar os documentos
Em 24/07/2020 - Escrito por Celso Tigre
A escrituração do Livro Caixa registra a entrada e saída financeira da atividade profissional.
Esta movimentação deve ser acompanhada, primeiramente, por um documento fiscal que deve ter as principais informações:
- Data da movimentação – Em que dia foi recebida ou paga a conta;
- Histórico – Quem pagou ou recebeu, com o respectivo CNPJ/CPF;
- Documento fiscal – Tipo de documento e número (NF 123456, ou GPS competência 07/2020);
- Valor - Valor da entrada ou saída de dinheiro.
Em tempo: Nos recebimentos de valores, se o beneficiário do serviço for CPF diferente do pagador, ambos devem ser descritos junto com a conta.
Além das informações constantes no documento, o profissional deve ainda informar a finalidade da movimentação financeira ou a categoria da conta:
- Categoria - Descrição da movimentação indicando o tipo de conta (material de limpeza, material de escritório, ...);
Algumas categorias são bastante óbvias pelo documento, como luz, telefone e impostos, porém outras despesas com fornecedores podem não ser autoexplicativas, sendo então necessária a anotação junto com o documento.
Como enviar para a contabilidade?
O profissional pode continuar enviando todo mês a documentação impressa, como de costume.
A conta Prática, ao receber estes documentos, irá escaneá-los e trabalhará como se os documentos tivessem sido enviados por meio eletrônico, conforme descrição abaixo.
Outra modalidade, reforçada por estes tempos de pandemia, é o envio eletrônico:
O profissional armazenar as contas do mês no formato digital em uma pasta e enviar no término do mês tudo de uma só vez, podendo ser um arquivo compactado.
Recomenda-se enviar até o 5º dia do mês subsequente, para a contabilidade ter tempo hábil para a escrituração e envio das guias tributárias ao profissional.
Quais os meios eletrônicos?
O envio digital dos documentos pode ser por dois meios:
- E-mail (preferencial): contabilidade@contapratica.com.br
- WhatsApp corporativo: (51) 99234-2598
Coordenação dos trabalhos!
1) Prazo - Os documentos devem ser enviados no prazo para evitar a recepção após a apuração dos impostos;
2) Clareza - Os documentos devem ter as informações legíveis!!! Não vale fotos de documentos desfocadas ou cortadas.
3) Organização – Cuidado ao enviar documentos diferentes sobre uma mesma conta. Exemplo: Melhor enviar uma duplicata e o respectivo comprovante de pagamento num mesmo arquivo. Se houver alguma complexidade entre os documentos, por favor, faça uma pequena anotação na mensagem para esclarecimento.