Escrituração de Livro Caixa de Profissionais

Como enviar os documentos

Em 24/07/2020 - Escrito por Celso Tigre

A escrituração do Livro Caixa registra a entrada e saída financeira da atividade profissional.

Esta movimentação deve ser acompanhada, primeiramente, por um documento fiscal que deve ter as principais informações:

  • Data da movimentação – Em que dia foi recebida ou paga a conta;
  • Histórico – Quem pagou ou recebeu, com o respectivo CNPJ/CPF;
  • Documento fiscal – Tipo de documento e número (NF 123456, ou GPS competência 07/2020);
  • Valor - Valor da entrada ou saída de dinheiro.

Em tempo: Nos recebimentos de valores, se o beneficiário do serviço for CPF diferente do pagador, ambos devem ser descritos junto com a conta.

Além das informações constantes no documento, o profissional deve ainda informar a finalidade da movimentação financeira ou a categoria da conta:

  • Categoria - Descrição da movimentação indicando o tipo de conta (material de limpeza, material de escritório, ...);

Algumas categorias são bastante óbvias pelo documento, como luz, telefone e impostos, porém outras despesas com fornecedores  podem não ser autoexplicativas, sendo então necessária a anotação junto com o documento.

Como enviar para a contabilidade?

O profissional pode continuar enviando todo mês a documentação impressa, como de costume.

A conta Prática, ao receber estes documentos, irá escaneá-los e trabalhará como se os documentos tivessem sido enviados por meio eletrônico, conforme descrição abaixo.

Outra modalidade, reforçada por estes tempos de pandemia, é o envio eletrônico:

O profissional armazenar as contas do mês no formato digital em uma pasta e enviar no término do mês tudo de uma só vez, podendo ser um arquivo compactado.

Recomenda-se enviar até o 5º dia do mês subsequente, para a contabilidade ter tempo hábil para a escrituração e envio das guias tributárias ao profissional.

Quais os meios eletrônicos?

O envio digital dos documentos pode ser por dois meios:

  • E-mail (preferencial): contabilidade@contapratica.com.br
  • WhatsApp corporativo: (51) 99234-2598

Coordenação dos trabalhos!

1) Prazo - Os documentos devem ser enviados no prazo para evitar a recepção após a apuração dos impostos;

2) Clareza - Os documentos devem ter as informações legíveis!!! Não vale fotos de documentos desfocadas ou cortadas.

3) Organização – Cuidado ao enviar documentos diferentes sobre uma mesma conta. Exemplo: Melhor enviar uma duplicata e o respectivo comprovante de pagamento num mesmo arquivo. Se houver alguma complexidade entre os documentos, por favor, faça uma pequena anotação na mensagem para esclarecimento.