Empréstimo x Financiamento
Formas diferentes de obtenção de crédito
Em 31/07/2021 - Escrito por Celso Tigre
As operações de empréstimo e de financiamento tem em comum que ambas são formas de se obter crédito. As duas formas têm por objetivo final obter dinheiro presente para devolução futura, mediante pagamento de juros.
Mas as semelhanças param por aí, pois os conceitos diferem em muito do porquê se precisa do dinheiro, de como se obterá o crédito e dos riscos assumidos pela instituição financeira ao conceder o crédito. E é claro, isso impactará na taxa de juros proposta.
A perspectiva de quem avaliará um pedido de crédito pode ser muito bem descrita por um trecho do livro “Como Organizar sua Vida Financeira”, de Gustavo Cerbasi:
“Do ponto de vista do crédito, quem recorre a um empréstimo está com problemas, uma situação bem diferente daqueles que buscam financiamentos: quem decide pela compra de bens de grande valor ou contratação de serviços em geral está em uma boa situação de renda e de carreira.”
Empréstimo
O empréstimo supõe uma dificuldade financeira para honrar compromissos. Esta dificuldade pode ser momentânea e sob controle administrativo ou pode demonstrar uma falta de planejamento com contínuo endividamento da entidade.
Normalmente no empréstimo o tomador não precisa explicitar para que usará o dinheiro obtido. Também não há garantias físicas de pagamento, com alienação fiduciária de bens, elevando o risco da instituição financeira em levar um calote.
Naturalmente que o analista levará em conta este risco de inadimplência ao determinar a taxa de juros para o empréstimo.
Financiamento
Já os financiamentos têm como princípio a concessão de crédito para a realização de projetos ou compra de bens específicos, tais como veículos, imoveis ou equipamentos.
Normalmente o bem é adquirido com alienação fiduciária, onde o próprio bem é a garantia do pagamento do empréstimo.
Desta forma, o financiamento é visto como operação de menor risco de inadimplência, pois demonstra um planejamento financeiro com garantias concretas. De forma análoga, nestas operações a taxa de juros tende a ser consideravelmente menor.
Quando obter um empréstimo ou financiamento?
Obter crédito não é uma coisa ruim, tudo depende das circunstâncias e da estratégia adotada. Antecipar sonhos é muito bom, desde que se tenha consciência de que se pagará mais para realizá-los.
O melhor momento para obtenção de crédito é quando não se precisa dele!
É aí que as condições serão mais favoráveis para a negociação das condições de prazo e da taxa de juros.
Uma empresa pode perfeitamente planejar um fluxo de caixa confortável financiando um determinado maquinário que impulsionará a produção. Também é válido, um empresário verificar que haverá uma sazonalidade em sua comercialização e planejar um empréstimo antecipadamente para cumprir com as obrigações trabalhistas. Existem inúmeros exemplos a serem citados de bons casos de crédito responsáveis e sustentáveis, onde em comum se verificará um planejamento prévio do fluxo de caixa.