Serviços Contábeis para MEI

Parceria de qualidade e produtividade

Em 22/04/2023 - Escrito por Celso Tigre

A modalidade de empresa MEI (Microempreendedor Individual) foi criada para simplificar o processo de constituição social e manutenção da formalidade.

Em sendo assim, não é obrigatório o MEI contratar um contador.

Mas, é importante estar atento que, apesar de ser possível fazer tudo sozinho, o microempreendedor terá, neste caso, que ter conhecimento da legislação de forma ampla e atualizada e que ficará inteiramente a seu cargo todos os procedimentos administrativos. Isso pode ser, em muitos momentos, bastante solitário.

Também, deve possuir recursos tecnológicos e disponibilidade para cumprir com os requisitos administrativos. Vamos lembrar que muitas atividades exercidas pelo MEI não requerem o uso de computador. Mesmo para os familiarizados com o celular, nem tudo é tão fácil assim.

São poucas as obrigações assessórias, mas elas existem e precisam de atenção.

Como exemplo, o MEI tem que transmitir a Dasn-Simei, uma Declaração Anual do MEI. Não raramente, a pessoa focada na sua atividade diária, perde o prazo e tem que pagar multa. Este tipo de irregularidade não precisa acontecer.

Publicação da Sefaz do ES em 12/12/2022

“A Secretaria da Fazenda (Sefaz) bloqueou, na última semana, o registro de 1.097 Microempreendedores Individuais (MEIs) que estavam atuando de forma irregular no Estado. Somados, esses microempreendedores movimentaram mais de R$ 700 milhões em mercadorias e faturamento.”

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo

Mas, muito além do básico, existem várias outras questões relacionadas ao MEI para que o empreendedor procure contar com parcerias, para não perder o foco da sua atividade principal.

É neste momento que entra a parceria do microempreendedor com um escritório de contabilidade, pois assim poderá focar toda a sua atenção no desenvolvimento da sua atividade, pois contará com uma estrutura para lhe dar suporte técnico e administrativo.

Exemplos práticos do dia a dia em que a boa parceria ajuda no desenvolvimento das suas atividades:

  • O débito em conta do imposto não ocorreu. A contabilidade recalcula a guia e encaminha para o MEI.
  • Quando ocorre aquela dúvida simples, mas que pega o MEI no meio de um atendimento externo. Situação facilmente resolvida com uma mensagem para seu contador. Simples Assim!
  • Prestou serviço para empresa e precisa, portanto, precisa emitir nota fiscal (agora no ambiente nacional!). Conte com o escritório de contabilidade para a correta emissão da nota.
  • Precisa diversificar, incluindo mais uma atividade para o MEI. Ok, a contabilidade estará pronta para a correta orientação e adoção dos procedimentos necessários.
  • Prazos para obrigações assessórias? A contabilidade cuida disso tudo!

Trabalhar com boas parcerias é sempre a melhor opção. Cada um dando o seu melhor para um resultado de excelência.

Convidamos os MEIs a aderirem a um plano mensal de atendimento, onde ficarão livres da burocracia para focar no centro de suas atividades empresariais, contarão com a assessoria para sanar as suas dúvidas, receberão uma orientação de qualidade e assim ficarão mais focados no desenvolvimento dos seus trabalhos com mais segurança e assertividade.

MEI, considere trabalhar contando com nossa parceria!

Plano mensal com atendimento 360º.