Pagamento de Tributos

Internet Banking

Em 09/09/2020 - Escrito por Celso Tigre

As guias para recolhimento de impostos e contribuições tais como FGTS, INSS e Impostos Federais (DARF) são calculadas para um determinado vencimento.

Desta forma, o valor calculado da guia é para ser pago dentro do vencimento, pois se for pagar fora do prazo, é necessário recalcular os valores da guia considerando os adicionais por atraso.

Quando o contribuinte paga a guia indevidamente fora do prazo, o Órgão Arrecadador registra o recolhimento do tributo com uma imputação proporcional. Ou seja, parte do valor é considerada como juros e multa e o valor do principal fica menor do que deveria ser recolhido.

Assim, o contribuinte pensa que está em dia com os pagamentos dos tributos e na verdade está com pendências financeiras por diferenças de recolhimento.

Em especial, o contribuinte deve ter cuidado com o horário de pagamento das contas através do seu internet banking:

  • Cada instituição bancária define o seu horário limite (pelo internet banking) para as transações do dia, sendo após este horário o pagamento agendado automaticamente para o próximo dia útil (este é um problema muito recorrente!);
  • Ainda, o Órgão Arrecadador, através do seu convênio com as instituições bancárias, poderá estipular o seu próprio horário limite.

Então se for pagar uma conta fora do horário convencional da agência física, consulte com o seu gerente o horário limite para o pagamento do imposto ou contribuição, a fim de evitar surpresas com cobranças de débitos por atraso.